sexta-feira, outubro 26, 2007
Writer´s block
Antonius, a prova que és mais anglófilo que francófono e que faz sentido essa oposição é que escreves "plantar couves há 100 anos atrás" quando em bom português deverias escrever "plantar couves há 100 anos". Há pouquíssimas razões para ser lusófilo. Padre António Vieira e mais quem?
E sim, a França, como a Alemanha são países do Diabo. E é óbvio que o protestantismo dá países mais evoluídos (será preciso argumentar?). Isso não tem é de ser considerado sempre uma vantagem.

Tiago Cavaco
posted by @ 9:46 da manhã  
3 Comments:
  • At 26 de outubro de 2007 às 11:25, Blogger Luís Sá said…

    Não vejo nada como isso possa ser óbvio.

    E.U.A.? Lembro que os estados mais desenvolvidos dos EUA são precisamente aqueles em que a percentagem de protestantes é menor. O "Bible Belt" contém alguns dos estados mais pobres do país.

    U.K.? A maioria da população cristã é já católica e não protestante, segundo as estatísticas. Além disso o anglicanismo é um protestantismo muito especial...

    Alemanha? A Baviera é o estado mais próspero, e é de maioria católica.

    A Dinamarca, Suécia ou Filândia são de factos esmagadoramente protestantes, ou melhor, esmagadoramente ateias porque o Luteranismo está quase morto por lá.

    Protestantes que estão a crescer são os evangélicos como bem sabes. E esses crescem entre as camadas mais pobres da população na América (do Norte e Sul) bem como cá e na Ásia (o que só me parece salutar).

    Ponha-se na equação a França, a Itália, a Áustria e já que falamos de casos recentes como os países escandinavos, a Espanha e a Irlanda (e qualquer um destes países mantém mais a sua religiosidade que os escandinavos) e repito: não me parece nada óbvio tal afirmação.

     
  • At 26 de outubro de 2007 às 11:28, Blogger Luís Sá said…

    Filândia ---» Finlândia

     
  • At 26 de outubro de 2007 às 15:12, Blogger cbs said…

    boa Antonius :)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here