sábado, abril 14, 2007
populorum progressio revisitada
Numa época em que a globalização selvagem invade o planeta, aprofundando o fosso entre ricos e pobres, convirá recordar que fez no passado dia 26 de Março 40 anos que um Papa (Paulo VI) escreveu "Hoje, o fenómeno importante, de que deve cada um tomar consciência, é o facto da mundialização da questão social" (ponto 3 da encíclica Populorum Progressio).

Do meu ponto de vista, esta encíclica tem apenas um defeito (decorrente das circunstâncias sócio-económicas mundiais da altura): centra-se demasiado no fosso entre países ricos e países pobres quando o problema, pelo menos actualmente, é entre as pessoas ricas e as pessoas pobres. Encontramos pessoas sem recursos para satisfazer as suas necessidades básicas nos países "ricos" e nos países "pobres" tal como encontramos fortunas obscenas nos países "ricos" e nos países "pobres".

Penso que é numa regulação mundial que permita reduzir o crescente fosso entre as pessoas mais pobres do planeta e as pessoas mais ricas do planeta e permitir a todos a satisfação das suas necessidades básicas (em saúde e educação sobretudo) que está o caminho.

timshel

PS. José, como apareceste, lembrei-me da populorum progressio :lol:
posted by @ 7:45 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here