sábado, janeiro 13, 2007
da série de "afogo-me na fé" ou "ecumenismo straight" (4) - "Ama os outros, como a ti mesmo"
Poderia argumentar com a simples decência. Mas nada como ir às palavras do Messias. Acham os amigos protestantes que advogam a pena de morte que quando Ele nos mandou amarmo-nos como Ele nos tinha amado nos estava a desejar a morte?

O Mandamento do Amor foi o seu único mandamento e ele é obviamente incompatível com a pena de morte.

Sobre o célebre ponto 2267 do Catecismo da Igreja Católica que admite, ainda que apenas teoricamente, a pena de morte:

Como escrevi aqui, a minha consciência está de acordo com as versões espanhola e alemã deste ponto e em desacordo com as versões francesa e inglesa (pessoalmente fico muito satisfeito com mais este exemplo que demonstra que a Igreja Católica não é um bloco lógico, coerente e maciço de imposições completamente blindadas).

E estou em desacordo com as versões francesa e inglesa porque embora o que se diz nessas versões represente a condenação, na prática, dos países que têm a pena de morte no seu sistema jurídico, nesse malfadado ponto 2267 não se condena de modo absoluto e peremptório a pena de morte.

timshel
posted by @ 11:27 da manhã  
3 Comments:
  • At 13 de janeiro de 2007 às 18:31, Anonymous Anónimo said…

    "... colocar al agresor en estado de no poder causar perjuicio"
    isto basta.

    A pena de morte é executada sobre um criminoso já impotente.
    Daí que a sua função seja não humanizar mas des-moralizar (incutir medo exemplar) e i-moralizar (vingar o crime).
    Ambas as finalidades são, em si mesmos, não a redução, mas um acréscimo ao crime que têm a pretensão de solucionar.

    PS: não conhecia a distinção dos textos, é bem reparado

     
  • At 13 de janeiro de 2007 às 23:43, Anonymous Anónimo said…

    pois esta protestante é EVANGELICAMENTE contra a pena de morte.

     
  • At 15 de janeiro de 2007 às 09:18, Blogger David Cameira said…

    Eu tenho BIBLICAMENTE a certeza de q JESUS não revogou os 10 mandamentos portanto essa de 2 o único " é como que diz , há os 10 e há o resumo de toda a BIBLIA que é o amor

    Qt ao resto , meu irmão eu não por-me a discutir versaoes pq para isso tinhamos de ir ao LATIM ver o q dizz o texto original publicado pela " santa madre .. " o lha mas ja aagora não pensas irtb há BIBLIA ver se há versaoes diferentes entre a Versão corrigida e a versão actualizada ???

    Tb dava jeito...

    No entato, e a menos q haja algo tao grave q me impeça de cumprir esta promessa eu deixo um voto de q doravante, pelo menos neste blog, não mais falarei sobre este assunto uma vez q a BIBLIA diz " rejeita as contendas sobre doutrina porque produziram maior impiedade "

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here