sábado, dezembro 16, 2006
Ricos ou pobres

“Se um irmão ou uma irmã estiverem nus”, diz Tiago “e precisarem do alimento quotidiano e algum de vós lhes disser: ide em paz, aquecei-os e saciai-vos, sem lhes dar o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará?” (Tiago 2, 15-16)

O dever de solidariedade é o mesmo, tanto para as pessoas como para os povos “é dever muito grave dos povos desenvolvidos ajudar os que estão em via de desenvolvimento (Gaudium et Spes, 86, 3)

O supérfluo dos países ricos deve pôr-se ao serviço dos países pobres.
A regra, que existia outrora em favor dos mais próximos, deve aplicar-se hoje à totalidade dos necessitados do mundo inteiro.
Aliás, serão os ricos os primeiros a beneficiar com isto.
De outro modo, a sua avareza continuada provocaria os juízos de Deus e a cólera dos pobres, com consequências imprevisíveis.
Concentradas no seu egoísmo, as civilizações actualmente florescentes lesariam os seus mais altos valores, sacrificando a vontade de ser mais ao desejo de ter.
E aplicar-se-lhes-ia a parábola do homem rico, cujas propriedades tinham produzido muito e que não sabia onde guardar a colheita “Deus disse-lhe: néscio, nesta mesma noite virão reclamar a tua alma (Lucas 12, 20)
(in Paulo VI, Populorum Progressio, 48)


A escolha de Deus não será, não é seguramente entre ricos ou pobres, mas sim entre as escolhas que cada um livremente faz... ricos ou pobres.
cbs
posted by @ 8:07 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here