sexta-feira, dezembro 08, 2006
despeço-me da Terra da Alegria
Como se sabe, hoje celebra-se o bonito dogma da Imaculada Conceição, assim chamado porque, desde o primeiro instante da sua conceição, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada da nódoa do pecado original, por privilégio único de Deus e aplicação dos merecimentos de seu divino Filho.
O dogma abrange dois pontos importantes:
a) O primeiro é ter sido a Santíssima Virgem preservada da mancha original desde o princípio de sua conceição. Deus abrogou para ela a lei de propagação do pecado original dos descendentes de Adão; ou, dito de outro modo, a Nossa Senhora foi agraciada, desde o começo da sua vida, com os dons da graça santificante.
b) O segundo realça que tal privilégio não lhe era devido por direito. Foi concedido na previsão dos merecimentos de Jesus Cristo. O que valeu à Virgem Maria este favor peculiar foram os benefícios da Redenção, na previsão dos méritos de Jesus Cristo, que já existiam nos eternos desígnios de Deus.

Para quem não quer pensar neste dogma proclamado há 156 anos em favor da Padroeira de Portugal, fique-se com esta: acabou hoje a Terra da Alegria. Em solene dignidade festiva, como deve ser um funeral cristão.

Carlos Cunha
posted by @ 7:59 da tarde  
3 Comments:
  • At 8 de dezembro de 2006 às 20:41, Blogger Avozinha said…

    Amigo: onde é que isso está no Livrinho?

     
  • At 8 de dezembro de 2006 às 21:22, Blogger zazie said…

    Acabou? olha que pena. Também é pena que a Virgem não tenha esse "papel" todo na Bíblia e que só muito tarde a Igreja tenha reconhecido esse dogma duplo (ter sido gerada e ter gerado sem pecado).

    Até porque a história tem outras derivações muito curiosas e mitológicas em torno da Virgem do Ó e das "menstruações" dos ciclos da natureza

     
  • At 8 de dezembro de 2006 às 21:24, Blogger zazie said…

    É claro que sigo sempre a lenda. Todas as lendas. Incluindo as venerações maometanas à Rosa da Virgem e à Virgem fatimita.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here