sexta-feira, outubro 30, 2009
Citação
“Deus é o silêncio do universo e o Homem é o grito que dá sentido a esse silêncio.”

José Saramago
posto por vítor mácula

Etiquetas:

posted by @ 3:59 da tarde  
6 Comments:
  • At 31 de outubro de 2009 às 17:57, Blogger Pedro Leal said…

    Concordas?

     
  • At 31 de outubro de 2009 às 18:13, Blogger Pedro Leal said…

    É que essa é precisamente a definição de paganismo:
    “Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.”
    Salmo 115: 4 a 8
    É interessante que a possibilidade religiosa de Saramago seja a pagã.

     
  • At 2 de novembro de 2009 às 15:45, Blogger Vítor Mácula said…

    Olá, Pedro

    Não compreendo muito bem em que sentido me perguntas pela concordância.

    No sentido “saramaguiano”, tendo a entender o “silêncio de Deus” como um resultado de “não haver Deus”. Ora, nesta altura do campeonato, suponho que já deves supeitar – que acredito em Deus ;)

    Relativamente ao paganismo, o que queres tu nomear com tal? Se é apenas uma determinação negativa (todo o não-cristianismo) circunscreves até onde vai ou pode ir o sentido cristão, mas nada determinas acerca do que lhe é exterior, reunindo o brahman mais místico ao ateu mais empírico na mesma “definição”.
    A relação que fazes da tua citação sálmica com o ateísmo militante do Saramago é do género: nada esclarece nem acerca de religosidade outra, nem acerca de ateísmos contemporâneos, limitando-se a confirmar-te no teu próprio cristianismo; é um pouco a atitude do Saramago também, que aliás poderia usar as mesmas palavras sálmicas no seu ataque ao cristianismo LOL

    abraço

     
  • At 3 de novembro de 2009 às 22:42, Blogger Pedro Leal said…

    Vitor

    Claro que eu sei que acreditas em Deus :)
    Mas é intessante essa tua ligação entre cristianismo e ateísmo, porque recorda-me que uma das acusações que os primeiros cristãos tinham que enfrentar era precisamente de ateísmo. Não aceitavam outros deuses além do seu.

    abraço

     
  • At 4 de novembro de 2009 às 13:24, Blogger Vítor Mácula said…

    Ah, nesse sentido. Eu não conheço a obra do Saramago. Tive uma tentativa frustrada de leitura do “Memorial do Convento” e estou agora a ler “As intermitências da morte”. Não sei se serei ateu do “Deus” que ele pretende destronar ;) Mas estive a ver parte do debate entre ele e o Carreira das Neves, e formalmente, até concordei exegeticamente com o Saramago: a exegese deve explicitar e esclarecer a leitura literal, e não substitui-la. Deve-se abrir a letra aos seus potenciais significados, mas sem apagá-la; e isto nem é um exclusivo da “leitura bíblica”, trata-se de honestidade de leitura.

     
  • At 4 de novembro de 2009 às 13:29, Blogger Vítor Mácula said…

    PS: esta citação do Saramago foi retirada da fidedigíssima fonte do Correio da Manhã, 8/9/09, rubrica Pensamento do Dia LOL Parece-me que põe o problema que une um certo ateísmo ao grito de Job: a aparente inacção de Deus perante a injustiça dos homens e da vida.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here