sexta-feira, novembro 07, 2008
Uma das mudanças de Obama
No “change” que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos cabe também a religião. De facto, o percurso religioso do agora ocupante da Casa Branca difere substancialmente do dos antecessores.
Começando pelo ambiente em que cresceu.
Ao contrário dos outros presidentes, Obama recebeu uma educação não-religiosa, sem vínculos denominacionais definidos, apenas com ecos distantes de familiares ateístas, baptistas, metodistas, e, o que é inédito entre presidentes americanos, muçulmanos.
Mas também a opção entretanto tomada pelo Cristianismo trouxe novidades quanto ao estabelecido.
Em primeiro lugar, porque cortou com uma linha “born again” com mais de trinta anos na Casa Branca. Dos cinco presidentes anteriores só George Bush (pai) não se definiu como cristão “nascido de novo”. Obama está longe de invocar uma conversão desse tipo. Parece dar mais ênfase à intervenção social da igreja e ter uma leitura mais liberal da Bíblia – por exemplo, para ele são “passagens obscuras” as que condenam a homossexualidade. Por outro lado, Barack Obama corta também com o passado no que diz respeito à filiação. Ele é o primeiro Presidente americano membro de uma “mega-church”: a Trinity United Church of Christ. Um tipo de igreja relativamente novo dentro do espectro evangélico, e que se define melhor, no caso vertente, pelas raízes afro-americanas do que por balizas estritamente denominacionais.
Será que este “change” religioso terá algum impacto na governação da superpotência mundial? Aguardemos para ver.

Pedro Leal
posted by @ 12:18 da manhã  
2 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here