sexta-feira, abril 06, 2007
O Senhor tudo deixou, com mansidão infinita - textos copiados, cortados e aglomerados
"Há uma falsa ascética que apresenta o Senhor na Cruz, raivoso, rebelde. Um corpo retorcido que parece ameaçar os homens: aniquilastes-Me, mas Eu lançarei sobre vós os Meus cravos, a Minha Cruz e os Meus espinhos.

Esses não conhecem o espírito de Cristo. Sofreu tudo o que pôde - e, por ser Deus, podia tanto! -; mas amava mais do que padecia... E, depois de morto, consentiu que uma lança lhe abrisse outra chaga, para que tu e eu encontrássemos refúgio junto do Seu Coração amabilíssimo."


(São Josémaria Escrivá, Via Sacra, Décima segunda estação, Jesus morre na Cruz, Ponto 12, ponto de meditação nº 3)

uma das mais importantes tarefas da filosofia nos tempos modernos é ‘colocar no lugar do sarcasmo que enuncia sermos meramente uns animais, a ironia que mostra não o sermos de facto’, investindo na ressurreição, desfazedor de rebanhos via Roger Scruton (ou vice-versa)

timshel
posted by @ 11:41 da manhã  
3 Comments:
  • At 6 de abril de 2007 às 15:01, Blogger cbs said…

    Ora um bocadito de polémica pascal, talvez ajude a passar este período triste mas que acaba em festa no domingo...

    ‘colocar no lugar do sarcasmo que enuncia sermos meramente uns animais, a ironia que mostra não o sermos de facto’...
    É indiscutível para mim que somos mais do que o animal.
    Mas isso não renega o animal.
    1. Todo o Universo é obra do Pai, incluindo os nossos irmãos animais (sou absolutamente franciscano, nesta e noutras...)
    2. De facto, o ser humano é por um lado uma ponta da evolução (polémica, ehehe) e por outro um escolhido (polémica outra vez, há quem diga O escolhido) pelo Pai
    3. Isso de ser filho dilecto, não altera a filiação dos outros bichos, também eles filhos de Deus, seu criador; pelo contrário, dá ao Homem uma responsbilidade enorme neste planeta.
    4. e agora, a cereja, ehehe
    Já discuti isto vagamente com o CC; não vejo Cristo como exclusivo da Humanidade terrestre.
    É minha convicção (e do saudoso Carl Sagan, sendo cada vez mais provável) que existirão outras humanidades, e que provávelmente serão redimidas por materializações de outros Cristos, melhor dizendo, pelo Mesmo (o Pai é o mesmo, o Filho também).

    Não vejo incompatibilidade com o Cristianismo, em dizer o que disse.

    5. "investindo na ressurreição":
    a Filosofia investir na Ressureição; mas não é o que tem feito, pelo menos uma parte (não há um sitema unico, como na Ciencia) e em particular Bergson, Teilhard, Gabriel Marcel só como exemplos que me são caros?
    aqui era preciso esclarecer, à primeira não chego lá Tim :)

    um grande abraço pascal

     
  • At 6 de abril de 2007 às 18:11, Blogger zazie said…

    A propósito da pertinência da segunda questão, o Dragão escreveu isto

    Santa Páscoa

     
  • At 6 de abril de 2007 às 21:31, Blogger zazie said…

    Mas achei piada áquela passagem da Encíclica aos Extra-Terrestres

    ";O)

    Acho que sim, já havia a Carta dos Canibais, do Montaigne

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here