sexta-feira, novembro 24, 2006
permitam a este cagão que não se apresente
Por várias vezes, de diversas várias formas, incessantemente, o MC aqui do Trento, tem pressionado estes católicos que por cá andam para se apresentarem. Não espiritualmente mas biograficamente, não sei se estão a ver. E, claro está, nós não temos passado cartão a esse dever de civilidade. Passo a explicar porquê: é coisa simples.
Enquanto que vocês parecem já se conhecer todos há uma data de anos e acabaram quase todos por vir parar à blogosfera, nós não. Nós encontrámo-nos apenas na dita cuja e, mesmo que nos tenhamos conhecido entretanto em almoços e jantares, continuamos saudavelmente desconhecedores uns dos outros. Aquilo que eles e também tu, Tiagus Cavacus, conhecem de mim é a minha faceta bloguística, tout court, a qual infelizmente não é de modo nenhum a minha pior faceta. E reciprocamente: do Carlos sei vagamente que é comuna, jurista e trabalha em Sintra; do Rui sei que é arquivista de poemas e poeta de arquivos e que trabalha em algo ligado à Igreja; do Timshel, a esse só lhe conheço a cara e a devoção por S.Josemaria e Hugo Chavez e sei que vive num país também anónimo, nem o nome dele sei nem ele quer que se saiba; do Fernando, que há-de vir, sei que é um gajo porreiro e professor de Filosofia. Só do Miguel Marujo sabemos um pouco mais pois ele é jornalista com porta para a rua. Quanto ao Cbs, a esse nunca ninguém o viu, não se sabe o que faz, apenas se gosta muito do que ele escreve. A Terra da Alegria, esse lugar amável de onde todos viemos, assentou nessa base: unirmo-nos na escrita e pela escrita. Vocês compreenderão que a vastidão e solidez do respaldo ideológico fornecido pela Santa Madre nos poupa o sentido gregário. E que a evidência da nossa identidade irreleva a nossa biografia. Entrámos nisto como entramos aos domingos na missa - um de cada vez, anónimos, sem aguardar introdução, sem dar justificações.
Afinal, se esta coisa porventura se destina a mostrar as diferenças entre os católicos, evangélicos, luteranos, calvinistas, metodistas, anabaptistas, ortodoxos, maronitas, nestorianos, coptas e etc e tal, também é nestas pequenas merdas que elas se notam. Para mal dos nossos pecados, digo eu.

Entretanto a primeira ceia deste concílio, para quando é?

José, man of leisure
posted by @ 1:27 da tarde  
3 Comments:
  • At 24 de novembro de 2006 às 18:38, Blogger cbs said…

    José
    fico tão contente com as tuas palavras... mas o que interessa é só isto:
    não sou ninguém.
    não escrevo, copio.
    o sentir religioso, em mim, não é esforço, nem sequer necessidade, é evidencia e esmagadora; a que por vezes me faço surdo.
    o guia desse sentir é Jesus Cristo, é por ele que sou cristão, sem ele nada disto tem sentido.
    Mas julgo que se não o tivesse encontrado, seria outro, talvez Buda, talvez Maomé, mas eu seria sempre religioso.
    Quero no entanto dizer que sou católico essencialmente por respeito e tradição, amo a Igreja em que nasci; mas sou muito, muito crítico e blasfemante, o meu pensar é claramente protestante, e se eu xateasse muito, provávelmente era posto a andar pelos padres, com muita piedade, lol

    mas se à superfície quebro tabús, no meu profundo sou um conservador :)

    axo que é tudo sobre o cbs

     
  • At 24 de novembro de 2006 às 19:39, Blogger josé said…

    O que é giro é que nós outros católicos que andamos por aqui, aqueles que eu conheço melhor do que a ti, somos todos um bocado assim como tu: católicos com roupagem heterodoxa mas de corpo bem conservador. Abraço.

     
  • At 25 de novembro de 2006 às 00:08, Blogger Luís Aguiar Santos said…

    Sem uma boa ceia é que um cristão (de qualquer confissão) não passa.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here