quarta-feira, setembro 05, 2007
Acerca da justiça divina
Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha. Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram. Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma, e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo. Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha.
Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário. Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom
?”
Mateus 20:1 a 15

Não é o assunto principal desta parábola de Jesus, mas podemos descobrir aqui algumas características da justiça divina. Primeiro, e usando terminologia sindical, Deus não faz contratação colectiva, faz contratos individuais. Depois, a frase chave:”Não me é lícito fazer o que quero do que é meu?”

Pedro Leal
posted by @ 1:19 da tarde  
5 Comments:
  • At 6 de setembro de 2007 às 02:26, Blogger Nuno Fonseca said…

    Agora tenta argumentar isso com todos os ateuzinhos que se fazem solidários dos cananitas genocidados pelo povo de Deus.

    Nunca entenderão que a vida humana é propriedade do Senhor. Mais facilmente lhes pertence ao Cartório Notorial da freguesia.

    Agape.

     
  • At 6 de setembro de 2007 às 12:49, Blogger samuel said…

    Que coisa triste, Nuno Fonseca!
    Então o genocídio é uma coisa boa, desde que seja feito pelo teu deus ou em nome d'ele?
    Se eu vier a ter um Deus, não há-de ser esse teu deus, caro Nuno.
    Que coisa triste!

     
  • At 6 de setembro de 2007 às 13:14, Blogger Nuno Fonseca said…

    Ois [porque um não chega], Samuel.

    Lembras-te do saneamento de Sodoma e Gomorra? Sim, foi antes do 25/4. Mas lembramos ainda que Jeová pouparia da chuva de lume e enxofre aquela gente ateia e comichosa de herpes se um só justo ali morasse naquele código postal.

    Quem é bom perante DEUS não teme um genocídio aguaceirado dos céus.

    Sim e sim é a tua resposta. A vida humana é propriedade do SENHOR, que a criou. Não és anarquista espiritual, poi' não?

    Lole.

     
  • At 6 de setembro de 2007 às 15:25, Blogger samuel said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 6 de setembro de 2007 às 15:51, Blogger samuel said…

    Caro Nuno
    O comentário anterior foi apagado, não por algo de grave mas porque o tipo de "tratamento" que se dá a histórias como a de Sodoma e Gomorra é completamente diferente, conforme seja feito por quem acredita ou quem não acredita.
    Para quem crê, incondicionalmente, as piadas sobre a história em si ou comentários sobre a "propriedade da vida", etc, podem ser ofensivas.
    Aquilo que lembro do meu passado, diz-me que não tenho esse direito.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here