segunda-feira, novembro 13, 2006
Marmelada Romana
Anselmo Borges, essa figura viva do padre press friendly que Portugal tanto acarinha, escreve sobre a "grandeza heróica daqueles que preferiram o ateísmo a ficar presos de um deus que humilha, escraviza e anula o Homem". Antes acrescentara que "Buda, Confúcio, Sócrates e Jesus, figuras determinantes para a Humanidade e de cuja profunda religiosidade ninguém pode duvidar, foram considerados ateus. Sócrates concretamente bebeu a cicuta, acusado de ateísmo, e Jesus morreu na cruz, acusado de blasfémia".
Numa caixa de comentários do seu blogue o TimShel aponta que "se pudesse fazia era um blogue "ecuménico" com eles (os ateus)" porque "o que é verdadeiramente humano é a divergência, a diferença e a aceitação e o gosto por essas divergências e diferenças; o que é verdadeiramente inumano é o ódio e a incompreensão pelo que é diferente, divergente ou simplesmente estranho".
Numa extraordinária tour de force pelos meandros dos meus fígados procuro aproximar-me do lebenswelt destes católicos. É-me difícil. Tantos ósculozinhos com os ateus deixam-me perplexo. É a teologia do beijo que permite anunciar Judas como o discípulo mais próximo de Jesus. Refugio-me nas minhas trincheiras (nessa providencial inumanidade que me abriga) citando o bom Sören (na língua do Império, claro): "Christianity in its first instance must be so terrifying that only an absolute you shall can drive a person into it".

Tiago Cavaco
posted by @ 1:18 da tarde  
3 Comments:
  • At 13 de novembro de 2006 às 18:31, Blogger Luís Aguiar Santos said…

    Um católico terá dificuldade de perceber a vitalidade destas palavras fortificadas de Lutero: "Ein feste Burg ist unser Gott". Ou os ósculos com os Ateus ou a variante "Ein feste Burg ist unser Kirche"...

     
  • At 13 de novembro de 2006 às 19:34, Blogger Miguel Marujo said…

    amigos, amigos, escapam-me as "petites nuances" do alemão: já o "lebenswelt" se me perde na memória da filosofia antiga, quanto mais estas citações de Luís... arranjai-nos pias traduções, mesmo na língua do Império, homens de Deus!

     
  • At 13 de novembro de 2006 às 22:19, Blogger josé said…

    Eh pá! Já tive hoje que ir 4 vezes ao google e 2 à wikipedia e tudo por causa de vocês, seus eruditos!

    Olhem que eu também sei alemão, hã?

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here