segunda-feira, novembro 06, 2006
The Catholic Roots of the Protestant Gospel (2)
Ainda segundo Stephen Strehle:
"Não é fácil separarmos as nossas tendências psicológicas de um estudo sério de qualquer área a que estejamos íntima e mentalmente ligados. Assim, pode-se comparar o estudo da Reforma à atitude de um fã em relação ao seu clube ou artista preferido. Desta forma, quando como protestantes procuramos estudar e entender a Reforma, não o fazemos desapaixonadamente. A isto não podemos deixar de associar uma atitude separatista e condenatória. A melhor solução para este dilema também parece não passar por um suposto estudo neutral, pelo que é necessária uma nova perspectiva no estudo da Reforma. Temos que perceber com frontalidade que o Evangelho Protestante não é algo que os seus fundadores criaram, simplesmente pelo retorno às Escrituras, mas sim como o culminar de um desenvolvimento teológico de muitos séculos.
Exemplos:
· O evangelho da fé de Lutero - noção católica do sacramento de penitência; Lutero exortava os crentes a terem fé nas palavras de absolvição do sacerdote.
· A doutrina de Melanchthon da justificação forense - Erasmo e tradição franciscana e nominalista; a vontade divina e a sua imputação deveriam ser consideradas os árbitros últimos da nossa salvação perante Deus.
· No lado Reformado, a ênfase de Zuinglio na cruz é encontrada em Erasmo e a predestinação de Calvino tem a sua origem em alguns teólogos medievais.

O conceito de justificação talvez seja a mais paradigmática noção teológica em relação a esta separação nítida entre Catolicismo e Protestantismo. De um lado temos o conceito de justificação forense de Melanchthon, fazendo da salvação uma mera declaração da vontade divina. Do outro lado, temos o conceito católico da graça criada que transforma a alma do homem num ser justo.
Lutero, aqui, serve como um verdadeiro mediador através da sua ênfase no conceito de que Cristo está em nós (Christus in nobis), ou seja, um Cristo cuja justiça reside em nós, mas que não se mistura com o nosso ser de nenhuma forma substancial."

Tim Cavaco
posted by @ 6:14 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here