quinta-feira, abril 17, 2008
Mas se só respondo por mim, serei ainda eu?

Num segundo momento, em torno do eu como pólo aglutinador de todos os movimentos em que me disperso, nasce um outro dilema:
-Ou a recondução absoluta ao eu de toda a iniciativa e investimento de acção, que reduziria a identidade a um puro autismo individualista.
- Ou a configuração do eu segundo uma dinâmica de apelo e resposta, rompendo o circulo mortal do solipsismo e convertendo a identidade num processo de identificação, entre mim e o outro.
"A identidade faz-se na dimensão da presença e da insubstuibilidade, mas simultânea e imprescindívelmente numa referencialidade (…) a outrem, que me espera e conta comigo, referencia tão fundadora e tão essencial (…) sem a qual não há efectiva presença, não há identidade." (Carmo Ferreira)

É nestas oposições e nos dilemas resultantes, que se legitima a Moral e se funda a Antropologia.
cbs

posted by @ 12:07 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here