quarta-feira, maio 30, 2007
God almighty, I´m free at last! (although men try to enslave me)

O grito que ressoa por todo o canon Bíblico é: Sejam livres!

Ser livres do espírito da época, ser livre do egoísmo, ser livre para poder compreender o outro! Não concebo um Deus que nos insta a que sejamos livres para depois nos aprisionar à sua vontade.

A criação dá ao homem o sopro de liberdade de ser a imagem de Deus. A um bando de escravos no Egipto, Deus propõe uma sociedade radicalmente distinta: uma sociedade onde a divindade não subjuga e amedronta, onde não pede sacrifícios apaziguadores dos maus fígados divinos.
Yhvh é o Deus que proíbe a usura, a escravidão por toda a vida e que devolve a cada homem, rico ou pobre a dignidade.

Yhvh é o Deus que perdoa ao povo e o traz do exílio, a única coisa que pede é que o escutem, que entrem numa relação de intimidade afectiva com ele e que vivam uma vida de justiça social.

Tendencialmente o espírito humano faz do canon bíblico uma amálgama de regras, um acervo de narrativas punitivas e discursos de maldição - É mais seguro legislações e casuística do que o desassossego da liberdade. Deus oferece-nos asas para voarmos, mas o homem desde sempre quer escravizar o outro homem, que seja fisicamente, quer instruindo-o para que ele não se sinta livre.

O canon não é um amontoado de dogmas, mas sim de narrativas do devenir natural da vida da humanidade, na qual e através da qual Deus se revela.

Jesus veio pregar a liberdade do homem frente a hermenêuticas castrantes do canon. “A lei foi feita para o homem e não o homem para a lei!” Jesus veio proclamar que o Reino de Deus é um reino de liberdade, alegria, justiça e paz. Paulo anuncia que já não há mais diferença entre escravo ou livre, entre judeu e grego, entre homem e mulher.
A mensagem do evangelho é aceitar, escolher, decidir. Só mais tarde a instituição igreja, achou por bem aprisionar o homem às suas leis e opiniões.
Ter uma igreja de carneirada acéfala e determinista é muito mais fácil do que ter uma igreja de genter forte, independente e criadora.
Beguina
P. S. sei que devo algumas "cândidas e inocentes" respostas aos meus confrades, mas o tempo foge, sorry.
posted by @ 11:31 da manhã  
7 Comments:
  • At 30 de maio de 2007 às 13:24, Blogger Hadassah said…

    "Tendencialmente o espírito humano faz do canon bíblico uma amálgama de regras, um acervo de narrativas punitivas e discursos de maldição..."

    Lanço esta pergunta: O que poderá estar por trás desse espirito humano tendencialmente inclinado para o averso à liberdade simples e gratuita? Estará essa inclinação para o que aprisiona, na sua essência, do espírito humano? Ou haverá uma influência maléfica de uma entidade?

     
  • At 30 de maio de 2007 às 14:01, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com este post.

    Infelizmente, parece-me que o que as pessoas procuram nas igrejas é um sitio mais ou menos seguro onde lhes delimitem Deus. Procuram quatro paredes dogmáticas e sólidas onde saibam onde Deus acaba e começa. Bem sei que é impossível haver uma Assembleia (Igreja) em que não haja regras, mas a ideia agrada-me.

    Hadassah,

    A haver o maligno, ele está por todo o lado. Se for assim, poderemos ter dúvidas de que o mal se pode passear no meio de uma congregação ou falar pela boca de um pastor, papa ou cristão qualquer? 'Analisai tudo (individualmente) e retende o bem'I Tessalonicenses 5:21 (para quem gosta de citações). Isto é dificil e é uma atitude que pode ser tomada como falta de fé.

     
  • At 30 de maio de 2007 às 20:36, Blogger cbs said…

    Jesus veio pregar a liberdade do homem frente a hermenêuticas castrantes do canon.
    Sim, absolutamente Beguina, sigo anuindo todo o teu pensar

    “A lei foi feita para o homem e não o homem para a lei!”
    No entanto, aqui sublinhava que a Lei é um útil instrumento (como o dinheiro), um máximo denominador comum. Pela Paz.
    Erigir a Lei em Deus (como no caso do dinheiro) chama-se "positivismo jurídico", a lei sem espirito.

     
  • At 30 de maio de 2007 às 22:58, Blogger cbs said…

    já agora, gostava de desfazer uma dúvida... kéké uma Beguina?

     
  • At 31 de maio de 2007 às 00:27, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 31 de maio de 2007 às 00:28, Blogger mulheres_estejam_caladas said…

    http://www.nodo50.org/mujeresred/historia-beguinas.html

    http://www.imaginando.com/literatura/archivos/000216.html

     
  • At 31 de maio de 2007 às 09:00, Blogger cbs said…

    brigada :)*

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here