segunda-feira, julho 23, 2007
Ecumenismo
O ecumenismo é um pouco como o Imagine, do John Lennon, hino oficioso da “paz no Mundo”: música bonita e refrão pleno de sonho e esperança. E quem, com bom coração, não quer dar as mãos para que “the world will be as one”?
Mas quando passamos às estrofes, menos mediáticas, percebemos as condições para que a “brotherhood of man” funcione: “no Heaven”, "no hell”, “above us only sky”, “no religion", e “nothing to kill or die for” (um mundo sem filhos?). Ou seja, eu, como cristão e como pai, fico sem espaço para entrar no projecto de fraternidade universal. Não que goste de guerras ou ódio. Mas porque há valores mais altos que “a paz no Mundo” de que não posso abdicar.
O ecumenismo é um pouco como o Imagine.

Pedro Leal
posted by @ 11:26 da tarde  
13 Comments:
  • At 24 de julho de 2007 às 00:22, Blogger samuel said…

    Nós, mesmo no ecumenismo, é mais "nós, pimba!, nós, pimba!" e qualquer "paz" arrisca-se a ser imediatamente seguida de um sonoro "catrapaz!".
    Feitios...

     
  • At 24 de julho de 2007 às 09:54, Blogger David Cameira said…

    " Ganda " Pedro Leal !

    Era preciso um baptista, como ele, para por os pontos nos is com este brilhantismo

    Aleluia, amen.

     
  • At 24 de julho de 2007 às 10:09, Blogger David Cameira said…

    http://www.lyrics007.com/print.php?id=TWpjd01UWTA

    Como se vé acima o " GIVE PEACE A CHANCE " tb é muito curioso...

     
  • At 24 de julho de 2007 às 10:39, Blogger David Cameira said…

    Eis o credo john Lenon:

    http://www.youtube.com/watch?v=U7zqDjfuloA

     
  • At 24 de julho de 2007 às 10:53, Blogger CC said…

    Concordo em absoluto. Subscrevo este texto, Pedro (só não o posso fazer na totalidade porque não sou pai).

    Até acrescentava algo, se não receasse ser mal compreendido. Mas, enfim, como diria o Octávio Machado, vocês sabem do que estou a falar. E o Ratzinger anda a explicar isso muito bem.

    PS (argh!): Ó David, deixa lá de bater no Lennon. O gajo não era ecuménico. Era apenas parvo.

     
  • At 24 de julho de 2007 às 11:06, Blogger cbs said…

    Posso não perceber nada disto, mas penso assim:
    - O Lennon que toda a gente gosta, é para mim um chato "a pain in the ass", uma estética apelativa com consequencias negativas.
    - O Lennon fez merda demais (eu sou do calção dele e vi, era merda mesmo) e depois encontrou a japonesa rica e deu-lhe para o epicurismo semi-búdico. O Nada é que é...
    - Dou-te razão no que dizes em relação ao Imagine, é um embuste com consequencias de merda, como por exemplo, o Casal Ventoso (conheci quem naquela onda acabasse aí)
    - Quanto ao Ecumenismo, tamos em completo desacordo. Ecumenismo é reconhecer as diferenças, assumi-las com humildade e realismo, e com tolerancia aceitar os outros; tudo isto se resume ao Amor pregado por Cristo. só.

    "porque há valores mais altos que “a paz no Mundo” de que não posso abdicar"
    No sentido ecumenico, a Paz é consequencia do Amor fraterno. O mundo em que não há nada por que lutar, fica fora do Tempo, não é aqui. Foi por inventarem que tinha que ser aqui, que no século passado se puseram a matar gente em quantidades nunca vistas na História da besta humana.

    abraços em Cristo

     
  • At 24 de julho de 2007 às 16:48, Blogger zazie said…

    O Lenon era muito bom. Tão bom que até podia escrever e cantar esses disparates.

     
  • At 24 de julho de 2007 às 16:50, Blogger zazie said…

    Além do mais, pode-se conciliar perfeitamente a defesa de muita coisa com o fim político de paz no mundo.

    E isto digo eu que até nem tenho grande veia pacifista e nunca fui hippie.

    O ecumenismo não vem ao caso. Se for preciso até pedem "ecumenismo" em nome da guerra...

    bah!

     
  • At 24 de julho de 2007 às 16:52, Blogger CC said…

    Isto do Lennon não interessa nada, zazie. Vê lá é se me contas o teu quase encontro com a Nic. Sabes o meu imêile.

    Obrigado, obrigado.

     
  • At 24 de julho de 2007 às 21:27, Blogger musaranho-coxo said…

    ahahahahah

    Foi a uns 5 metros mas também estava o Tom Cruise

    Este ano vou ver se me cruzo com o Stephen Fry. Esse sim, até lhe pedia autógrafo

     
  • At 24 de julho de 2007 às 21:28, Blogger zazie said…

    Ups! não sei o que é que o musaranho veio fazer para aqui. Ele é mais é esquilas

     
  • At 24 de julho de 2007 às 22:57, Blogger zazie said…

    CC, eu acho que ela ainda tem a casa em Mayfair mas como a maioria das vedetas tem as mansões noutro sítio, se me cruzar com ela, palavra que peço autógrafo para ti
    ehehehe

    Só não quero esnobar aqui na blogosfera, que ainda me arrisco a ser assaltada pelo monitor

    ":O))))

    Também já me cruzei com a Holly Hunter, mas aí foi porque a fui ver ao teatro.

     
  • At 24 de julho de 2007 às 23:01, Blogger zazie said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 
Um blogue de protestantes e católicos.
Já escrito
Arquivos
Links
© 2006 your copyright here